Governador Ronaldo Caiado participa do lançamento das obras da Escola Sesi Senai Jardins, em Goiânia (Foto: FIEG)

Em meio à execução do programa de expansão e modernização de sua rede de ensino, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) lançou, no dia 20 de maio, as obras de construção da Escola Sesi Senai Jardins, que será construída em um terreno de 44.613,56 mil m² cedido pela Prefeitura de Goiânia, às margens da GO-020. Com quase 30 mil m² de área construída, a nova unidade será a maior do Sistema Indústria no País e terá conceito inédito em educação e formação para o mundo do trabalho e para a vida. 

A solenidade de lançamento – parte do calendário de comemorações do Mês da Indústria, que transcorre em maio – foi realizada no terreno que receberá a construção e contou com presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do vice-governador, Daniel Viela, do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, do presidente da Fieg, Sandro Mabel, do superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Paulo Vargas, de políticos, autoridades, empresários e lideranças sindicais. 

Entusiasmado com a grandiosidade do projeto de construção, Caiado destacou que a nova escola será uma “oficina de qualificação e lapidação de jovens”, o que tem valor inestimável. “Imagina uma obra dessa em que eles irão voltar os olhos para tudo que existe de mais moderno no mundo. O jovem que passar por essa escola terá outra visão de mundo e outro patamar em termos de emprego. Desejamos que as indústrias de inovação e de tecnologia voltem os olhos para o Estado porque sabem que aqui tem um ambiente de formação de pessoas qualificadas, que é o grande desafio do Brasil.”

O governador observou que o Estado já tem suas Escolas do Futuro, mas a parceria com o Sistema S é importante para conseguir atender todos os alunos. Para ele, a instituição poderia, inclusive, formar professores para Goiás. “Quero buscar muita gente formada aqui para dar aula em nossos colégios”, disse.

A expectativa foi compartilhada pelo vice-governador Daniel Vilela. “Essa unidade poderá se tornar referência para nossas escolas, por meio de parcerias entre os setores público e privado”, complementou.

Por sua vez, o presidente da Fieg sublinhou que no local será construída a maior e melhor escola Sesi Senai do País. “Será a única que irá preparar os jovens para tudo o que está por vir. Toda a onda de transformação. Escola boa é que oferece infraestrutura, tecnologia e, principalmente, os melhores professores em sala de aula e isso nós vamos oferecer aqui”, ressaltou. De acordo com o presidente da Fieg, a obra será entregue em 16 meses e a reserva de vagas já está aberta. 

Parceiro no empreendimento, o prefeito Rogério Cruz lembrou que, quando recebeu o pedido da Fieg para cessão da área, acreditou no projeto. “Quando se trata de educação, nós estamos juntos e colaboramos com isso”, observou, acrescentando que a área, cedida para a construção da escola por meio da Lei nº 10.750, de 9 de março de 2022, era destinada à educação municipal e agora será usada pelo Sesi e Senai. Também afirmou que o município já desenvolve parcerias com o Sistema S e citou os laboratórios Maker. 

Representando a Câmara de Goiânia, o vereador Wellington Bessa manifestou surpresa com o padrão da escola. Ele recordou que quando recebeu o presidente da Fieg com o projeto, há três anos, imaginava que seria bom, mas ao assistir ao vídeo de apresentação durante o lançamento disse que “a percepção na época foi resumida porque será algo extraordinário. Parabéns, presidente!”, disse, em referência a Sandro Mabel. “Que o seu coração esteja mais cheio desse amor pela educação, esse entusiasmo nos seus olhos de pensar no nosso futuro, já que a nossa realidade só pode ser alterada via educação.”

Escola terá capacidade para atender mais de 2 mil alunos

Num investimento de R$ 150 milhões, o complexo terá mais de 30 mil m² de área construída e capacidade inicial para atender mais de 2 mil estudantes, com possibilidade de expansão, no ensino fundamental e médio, incorporando ainda a educação profissional. Com o conceito de preparar líderes por meio de competências empreendedoras, a unidade terá educação inovadora e tecnológica, por meio das metodologias Maker (Faça você mesmo!) e Steam (conecta disciplinas e áreas do conhecimento à realidade). 

Em projeto que conta com parceria dos Departamentos Nacionais do Sesi e Senai e do Sistema Fieg, a nova escola terá biblioteca moderna e interativa, auditório para 400 pessoas, 23 laboratórios de áreas como tecnologia da informação e comunicação, indústria 4.0 e inteligência artificial. A estrutura inclui 48 salas de aula, cozinha experimental, quadra esportiva e recursos pedagógicos e tecnológicos de última geração. O novo espaço terá ainda estacionamento para 300 carros, embarque e desembarque inteligente, ampla recepção com catracas de acesso com reconhecimento facial e muita segurança.

O projeto da Escola Sesi Senai Jardins prevê também um restaurante com capacidade para 500 pessoas, com fornecimento de 2 mil refeições diárias. Os alunos terão acesso a um parque, ginásio de esportes, salas de dança, ioga, meditação e pista de caminhada, com 100% do perímetro monitorado digitalmente.

O corpo de professores também terá elevada capacidade. A previsão é de que, em amplo funcionamento, o novo espaço abrigue 46 turmas em tempo integral e outras 30 em tempo parcial.