Aumento de três vezes na média de novos usuários em relação a maio ocorre junto ao processo de modernização do sistema de pagamento dos coletivos, que exclui dinheiro em espécie dentro dos ônibus
Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto
Mais de 8,6 mil cartões BRB Mobilidade foram emitidos nos primeiros sete dias deste mês, uma semana após o início da implantação do novo sistema de bilhetagem automática do transporte público do Distrito Federal, que extingue o pagamento em dinheiro dentro dos coletivos. Entre os dias 1º e 7, foram geradas 8.619 unidades, sendo 5.996 referentes à primeira via e 2.623 à segunda via. Em média, 1.231 pessoas adquiriram o cartão de uso diário exclusivo no transporte público coletivo do DF.
Pontos de recarga de cartões ganham a preferência dos usuários: é mais facilidade para todos | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília |
“O número de cartões emitidos na primeira semana deste mês mostra que a população aderiu à ideia do pagamento digital e que, de fato, quer usar o cartão mobilidade”, avalia o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves. “Estamos conseguindo conscientizar as pessoas para que façam uso do cartão. Isso significa mais segurança a bordo, mais agilidade no embarque e desembarque, e o usuário ainda pode utilizar um direito que ele já tem, que é a integração. Com essa modernidade, nós entendemos que estamos facilitando a vida de quem utiliza o transporte público diariamente e sem a necessidade de ter que utilizar o dinheiro e esperar troco para seguir com a sua viagem.”
Deslocamento rápido
O número de cartões emitidos na primeira semana do mês é mais do que o triplo registrado no mesmo período de maio – quando foram gerados 2.329 cartões – e mais que o dobro do mesmo intervalo de junho, quando foram emitidas 4.772 unidades. A expectativa é de que o número siga em alta nos próximos meses, já que a implantação do novo sistema de bilhetagem está sendo feita de forma gradual para tornar mais rápido e seguro o deslocamento dos cidadãos por todo o DF.
Em junho, foram emitidos mais de 17 mil novos cartões de primeira via e outros 6,9 mil de segunda via, ultrapassando 24,1 mil unidades geradas. O quantitativo quase dobrou em relação ao mesmo período no ano passado, quando foram expedidos 12.384 cartões, e é praticamente o dobro dos meses anteriores em que foram registrados 8.749 (maio), 8.472 (abril), 8.945 (março), 8.865 (fevereiro) e 9.659 (janeiro).
Na semana de estreia do sistema 100% eletrônico em 52 linhas de ônibus do DF, o volume de pagamento de passagens com dinheiro em espécie caiu de 24,9% para 18.9%. Apenas no primeiro dia, 5,5% das tarifas de todo o sistema foram pagas por meio de cartões bancários (débito ou crédito) ou do Cartão BRB Mobilidade.
Integração
O benefício da integração permite até três viagens diferentes no período de três horas por um preço único de R$ 5,50. A integração pode ser feita em qualquer parada de ônibus, estação do Metrô e nos terminais rodoviários. Atualmente, os ônibus do DF cobram passagens de R$ 5,50 (longa e metrô), R$ 3,80 (ligação de RAs) e R$ 2,70 (curta). Mas o valor máximo da passagem integrada para quem utiliza cartão de transporte é de R$ 5,50, mesmo que o passageiro utilize trajetos de diferentes preços.
Como fazer
O Cartão BRB Mobilidade pode ser adquirido em um dos 153 pontos de atendimento mediante apresentação de RG e CPF. Também é possível fazer o pré-cadastramento pela internet e apenas retirar o item em uma das unidades de atendimento. A emissão da primeira via do cartão é gratuita. Em caso de segunda via, é necessário pagar uma taxa de R$ 5,40.
Para a recarga do cartão, os pontos de atendimento aceitam pagamentos em dinheiro e cartões de crédito e débito. A operação também pode ser feita pelo app BRB Mobilidade disponível nas lojas iOS e Android, por meio de boleto e Pix e, ainda, pelo site BRB Mobilidade. O valor mínimo de recarga é de R$ 5 nos canais virtuais e de R$ 2,70, nas lojas físicas.
Utilizando a recarga Pix feita pelo app BRB Mobilidade, o crédito fica disponível em até dez minutos após a efetivação do pagamento. Já as recargas via boleto (utilizando o app ou pela internet) são disponibilizadas em até dois dias úteis após o pagamento. Para efetivação do crédito no cartão, é necessário validar o documento nas catracas do Metrô/ônibus/BRT. Mais informações neste site.
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