Acessando um a um os grandes desafios viários da capital do Brasil (e não apenas eles, como pudemos registrar na edição “Nova Infra DF, de nº 140 em 2023), governo Ibaneis Rocha cumpre o combinado e entrega mais uma etapa importante para a mobilidade brasiliense e do Distrito Federal, com a inauguração da maior obra do complexo, o Viaduto Itapoã/Paranoá


Quase tão famoso quanto as linhas de Niemeyer, seu firmamento (tombado patrimônio arquitetônico junto com seus edifícios-obras de arte) e sua intensa e agitada rotina de autoridades e eventos, o trânsito no Distrito Federal e em Brasília, também, a exemplo de quaisquer grandes cidades e conglomerados urbanos inventados pelo homem, é um problema de proporções indesejáveis. Desperdício de recursos, tempo (e por que não, paciência), os inevitáveis engarrafamentos na automobilística cidade, vinham sendo tratados ao longo de diversas gestões anteriores, com a implementação de diversas medidas paliativas e com pouco impacto para o grande utilizador do viário de suas largas avenidas, “tesourinhas” (Alças de acesso, na gíria local) e “queijinhos” (rotatórias, idem): o motorista. Partindo desta percepção, que a atual administração do Governo do Distrito Federal, iniciou o maior conjunto de obras (tanto novas quanto retomadas), talvez, desde a própria construção de Brasília. E claro, dentro deste conjunto, que contempla intervenções em todos os pontos da rosa dos ventos, também foi contemplada a Região Leste: “um investimento feito por nós, mas no interesse de toda a comunidade. Temos certeza que com isso nós atenderemos toda a sociedade do Itapoã, do Paranoá e regiões adjacentes.


“Um investimento feito por nós, mas no interesse de toda a comunidade. Temos certeza que com isso nós atenderemos toda a sociedade do Itapoã, do Paranoá e regiões adjacentes.” Ibaneis Rocha Governador do Distrito Federal

Fizemos aqui outras obras complementares, como a duplicação (5,3 Km na DF-250), pavimentação (6 Km na DF-456), e estamos com obras nas duas cidades. O investimento aqui na região tem sido muito forte”, assinalou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, pouco antes de entregar o dispositivo. Executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), o complexo, que gerou cerca de 200 empregos diretos e indiretos durante sua construção, capitaneada pelo consórcio Itapoã: (Eterc Engenharia e SOGEL), as obras atenderão cerca de 100 mil habitantes e cerca de 70 mil motoristas que por lá trafegam diariamente. Presente à cerimônia de entrega, o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, afirmou: “É um grande presente para a capital da República, que fez 64 anos este ano.
Esta grande obra, com suas alças e acessos, de fato, faz parte do que denominamos Complexo Viário Saída Leste, por que inclui a duplicação da DF-250, e a pavimentação da DF-456. São 3 obras, que somadas, têm um investimento de cerca de R$ 100 milhões e vai trazer uma grande melhoria para a vida das pessoas que circulam e moram nessa região.
Estas, somadas a outras muitas obras, como Rodovias&Vias divulgou em sua edição do GDF no ano passado, vai realmente mudar a dinâmica do trânsito no Distrito Federal, no nosso quadradinho aqui. A ideia é tornar a vida do cidadão um pouco mais fácil, mais confortável. O que o DER-DF quer e busca, e a
equipe nossa costuma dizer, é que o objetivo nosso é menos tempo no trânsito e mais tempo em casa com a família”.


“Esta grande obra, com suas alças e acessos, de fato faz parte do que denominamos Complexo Viário Saída Leste, por que inclui a duplicação da DF-250, e a pavimentação da DF-456. São 3 obras, que somadas, têm um investimento de cerca de R$ 100 milhões e vai trazer uma grande melhoria para a vida das pessoas.” Fauzi Nacfur Júnior Presidente do DER-DF

DO SONHO AO FATO





Antiga reivindicação da população residente na área, o ponto de entroncamento era um conhecido “nó”, que além das grandes retenções em horários de pico, ainda constituía um elemento de risco,por conta de cruzamentos em nível, que provocavam eventuais acidentes. “Era um ponto de conflito e precisava de uma melhor organização, que somente seria possível a partir de uma ação mais pesada”.

Comentou o superintendente de obras do DER-DF, Cristiano Cavalcante, complementando: “É um complexo de obras bastante expressivo e importante, que vai mudar a vida das pessoas, trazendo mais mobilidade e facilitando o deslocamento” Para tal, a engenharia, superlativamente, concebeu um projeto bastante impressionante, com características técnicas mais próximas à de uma grande obra rodoviária propriamente dita, do que uma intervenção urbana. A estrutura apresenta dois níveis: o inferior, com acesso entre Sobradinho e a Barragem do Paranoá; e o superior, entre a região de condomínios e o Lago Norte, com três faixas de rolamento em cada sentido, além de nove alças de acesso, de acordo com especificação divulgada pelo governo. Desta forma, mais uma etapa de um plano muito maior foi cumprida. Uma ideia que está sendo posta em prática e cujo objetivo o governador Ibaneis não deixa dúvida de qual seja: “São obras importantese vão destravar a cidade para os próximos 50 anos, porque o DF cresce a todo momento e a estrutura da cidade estava abandonada há décadas”, finalizou.

“É um complexo de obras bastante expressivo e importante, que vai mudar a vida das pessoas, trazendo mais mobilidade e facilitando o deslocamento.”
Cristiano Cavalcante Superintendente de obras do DER-DF

Fonte: EG NEWS com autorização de publicação de Leandro Dvorak Diretor Institucional R&V